O PASTOR DA IBNE
"A paz que Jesus dá, não é ausência de guerra, é a paz em meio à guerra".
Pastor Michel Carvalho de Mesquita, nascido em 1978, no Rio de Janeiro, criado e residente na comunidade da Vila Cruzeiro, filho mais novo de Manoel Costa de Mesquita e Maria Carvalho de Mesquita, conheceu a igreja de Cristo em 03/1985, acompanhando o seu irmão Pastor Márcio Mesquita na Igreja Batista Nova Esperança, na Vila Cruzeiro-Penha/RJ. Em 1986 já frequentava a organização batista Embaixadores do Rei. Em 13/04/1990 entregou-se a Cristo no congresso fluminense dos Embaixadores do Rei, na Igreja 1ª Batista de Nova Iguaçu, sendo batizado no mesmo ano (17/06/1990) na Igreja Batista Nova Esperança. Iniciou sua caminhada cristã na música, sempre na Igreja Batista Nova Esperança, através de conjuntos infantis e depois participando e liderando o ministério de louvor. Mesmo sendo extremamente tímido, participou e liderou diversas outras áreas (principalmente ensino) da Igreja Batista Nova Esperança até chegar a presidência da mesma em 2011, evidenciando assim a graça de Deus, que usa e capacita quem Ele quer. Começou a namorar sua esposa Daniele em 1999, casando em 2008.
A presidência da igreja surgiu por necessidade, com a saída do antigo pastor, mas nunca ansiada por Michel, que nunca se interessou por títulos eclesiásticos e sempre se definiu como servo. Sua conduta e perfil foram primordiais para a escolha. Sua liderança iniciou-se em 1/8/2011, e atualmente é o pastor com mais tempo à frente da igreja em toda sua história. Todo o seu conhecimento acumulado de anos e interesse por temas teológicos e polêmicos, todo o investimento em conhecimento e na sua biblioteca de materiais teológicos que possui teve que ser colocado em prática, o que de forma inédita, foi respeitado e aceito pela igreja como o próprio pastor da mesma, devido ao seu conhecimento e histórica dedicação a igreja de Cristo. Teve o reconhecimento pastoral também da comunidade da Vila Cruzeiro, aonde a igreja está e pelo público que acompanha a igreja pela internet, algo que fora reconhecido também pela liderança denominacional dos Batistas Leopoldinenses. Durante sua administração, aceitou o convite da igreja para pastoreá-los formalmente em assembleia oficial. Foi convidado, consagrado e empossado pastor da igreja com 100% de aprovação em voto secreto, algo inédito na história da igreja.
Em 2019, na 72ª assembleia anual da ABL (Associação Batista Leopoldinense), o pastor Michel, foi eleito pela primeira vez membro do Conselho Geral Administrativo da ABL, reeleito outras vezes nos anos seguintes findando em 2023. Algo inédito na história da liderança da Igreja Batista Nova Esperança, evidenciando o reconhecimento do trabalho exercido na IBNE. Anualmente, o pastor Michel presta contas para a igreja, através de relatórios, de todas as suas ações do ano anterior, colocando o seu cargo de presidente a disposição da igreja, entendendo que sua função é servir a igreja e não ser dono dela.
Atualmente, além de pastorear a igreja, o pastor Michel, é professor de escola bíblica há mais de 20 anos. Através do seu conhecimento em tecnologia e gestão, foi responsável pelo avanço tecnológico da igreja, e por diversas mudanças estruturais e administrativas da mesma, superando diversos paradigmas. Idealiza e promove constantes treinamentos de aperfeiçoamento de membros, é idealizador e escritor de pequenos editoriais, diversos livretos e de pequenos sistemas que auxiliam na administração eclesiástica e financeira da igreja. Seu canal no YouTube, “Michelnaweb” possui mais de 36 mil inscritos e mais de 3 milhões de visualizações. Entre seus vídeos está um curta evangelístico (A Escolha) produzido na comunidade. Com seu jeito descontraído e compromisso com o ensino bíblico, frequentemente é convidado para ministrar palavras e aulas às mais variadas faixas etárias, em igrejas interdenominacionais da Vila Cruzeiro e fora dela.
O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS?
Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas organizações, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substituí-lo pela novidade. Dentro do contexto cristão, romper com paradigmas sem nunca negociar princípios da palavra de Deus.
Alguns paradigmas rompidos pelo pastorado de Michel de 2011 até 2022 na IBNE:
- Única presidência da igreja sendo exercida há mais de 1 década por alguém qualificado teologicamente e espiritualmente. Escolhido, consagrado e formalizado como pastor da mesma em assembleia administrativa oficial, com aprovação de 100% da igreja.
- Único pastorado reconhecido, inclusive pela liderança da ABL (Associação Batista Leopoldinese - Organização composta de 41 igrejas do RJ - 2021), mesmo sem titulo formal pela OPBB.
- Única liderança da IBNE em toda sua história a não ser remunerada durante 7 anos consecutivos. Igreja é pastoreada de forma integral, o pastor Michel ficou sem receber remuneração (desejo próprio), por motivos de estratégia financeira durante os 7 primeiros anos.
- Único pastorado, historicamente, com mais tempo à frente da IBNE (superior a 1 década, 2011 em diante).
- Pastor fazendo parte do Conselho Administrativo Geral da ABL (Associação Batista Leopoldinese - Organização composta de 41 igrejas do RJ) por vários anos consecutivos, mesmo este não tendo titulo pastoral da OPBB.
- Realizações de construções e obras de revitalização que historicamente não ocorriam (banheiros e revestimento da parede altar e etc.).
- Alteração estratégica por um determinado tempo dos encontros de domingo à noite para manhã e mudança de estilo de culto presencial de quarta (devido a fatores internos e externos a igreja) com interação presencial e online.
- Marca histórica de economia financeira logo no primeiro ano da nova administração, sendo superada nos anos seguintes.
- Fim do monitoramento nominal de ofertantes e contribuintes.
- Fim da exposição pública de dizimistas e contribuintes (mural de dizimistas).
- Fim da composição de cargos através de critérios de contribuição financeira.
- Fim das assembleias administrativas mensais, aumento do intervalo (média de uma por ano).
- Fim da recepção automática de futuros membros oriundos de outras igrejas, necessário período de adaptação antes (evitando desgastes desnecessários com desligamentos).
- Atualização estatutária para as demandas atuais.
- Diretoria estatutária com legislação de 5 anos no lugar de 1 ano.
- Novo modelo de atas digitais no lugar de livros de atas.
- Igreja pioneira na região com o uso da tecnologia e internet (desde 2011) e também em gravação de programações, uso de redes sociais e transmissão on-line de programações com qualidade profissional (desde 2016). Uso massivo da tecnologia para fim de cumprimento da missão (patrimonial, cultos, contribuições financeiras).
- Culto totalmente online com interação quando necessário.
- Escola bíblica totalmente online em formato de temporadas (devido a fatores internos e externos a igreja).
- Primeiro registro cartorial de casamento formalizado em nome da igreja (2022). Isso graças as atualizações feitas nos documentos históricos/administrativos da igreja, endereço e CNPJ.
- Comunicação como uma das bases administrativas da missão.
É formado em Sistemas para Internet (Estácio/RJ), pós-graduado em Exegese e Interpretação Bíblica pela Faculdade Batista do RJ (Seminário Batista do Sul), especializado em aconselhamento integral pelo SECRAI (Serviço Cristão de Aconselhamento Integral - ES), certificado em curso internacional da história das religiões (Israel/Egito/França pela FATEF - Faculdade Teologia e Filosofia), pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (Estácio/RJ).
RELATÓRIO DE 10 ANOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PASTOR MICHEL À SUA IGREJA, NO TRABALHO ALCANÇADO PELA SUA LIDERANÇA
ADMINISTRANDO DO ZERO A IBNE (META = EXCELÊNCIA E FORTALECIMENTO ESPIRITUAL) 2011-2021
“Agimos fazendo o melhor, se não for possível, fazemos o melhor que pudermos”.
-Reuniões iniciais de envolvimento, de adaptação e de motivação.
-Avaliando antigo trabalho, melhorando o que estava bom e alterando o que não era tão bom.
-Conhecendo mais as pessoas.
-Deixar a par, sempre que possível, a membresia do que esta sendo feito. Mostrando as dificuldades e a humanidade do líder sem descredibilizá-lo.
Secretaria
-Criação da sala para o departamento.
-Relembrando a historia da igreja (Releitura de todas as atas e documentos antigos).
-Catalogar cada membro (carteirinhas, controle de membros, seu histórico e possíveis relatórios).
-Verificação e atualização da igreja e seu CNPJ em todos os órgãos públicos.
-Conhecer potencialidade dos membros (dinâmica dos dons).
-Criar organograma (distribuir funções, com autonomia).
-Quadro de avisos com dados históricos e atuais do trabalho da igreja, massificando a identidade da igreja.
-Cartas de desligamento, visando segurança na saída de membros.
-Se não for uma assembleia extraordinária, se forem reuniões rotineiras, que se façam com alguns desses grupos (estatutária, liderança, diáconos ou abertas).
Financeira
-Criar sala para o departamento e instrumentaliza-la.
-Dinamizar e automatizar relatórios.
-Criar equipe de fiscalização financeira.
-Criar fluxo de trabalho.
-Catalogar e arquivar relatórios e documentos para futuras pesquisas.
-Eliminar gastos desnecessários, a fim de economizar e aumentar caixa (1- Você não deve gastar tudo o que ganha no mês. 2- Você não deve gastar mais do que ganha no mês. 3- Se o seu nível financeiro baixar, você precisa se readequar financeiramente a nova realidade. 4- Aproveite para acumular recursos nos bons momentos financeiros, pois eles passam).
-Acabar com controle de nomes de contribuintes e acabar com a troca de cargos por contribuições, evitando desgastes e foco no dom espiritual de cada.
-Não divulgação de valores em assembleia, mas deixando claro a disposição completa para membros verificarem, trazendo segurança para igreja e promovendo responsabilidade de verificação de cada membro.
Patrimonial
-Modernizar o que for possível.
-Área administrativa (secretaria, tesouraria, sala, cpu).
-Igreja como lugar confortável (banheiro, salão, iluminação, som agradável, TV , projetor).
-Melhorar ambiente externo e interno.
-Melhoria na segurança interna.
Estratégias eclesiásticas
- Matriz fofa (identificando até onde podemos ir, e o que se deve mudar).
- Brainstorming (descer do púlpito, ouvir a igreja, criar novas ideias, melhorar ideias ou fixar outras).
- Aprendendo com outros lideres referencia, outras igrejas interdenominacionais de referencia, observando outros ministérios (benchmarking), redes social etc.
- Liderança percebeu e identificou erros e fez suas devidas correções. Essas ações de percepção, identificação e correção são chamadas “single loop”, que implica na solução de problemas por uma única pessoa. Depois disso, através de relatórios, as soluções foram passadas para a igreja.
- Criar missão, visão e valores (ter um “norte”).
- Criar código de ética e conduta.
- Criar, difundir identidade visual da igreja.
- Compromisso do membro, trazendo-o mais próximo da organização.
- Marketing (panfletos, redes sociais, banners, anúncios pagos, redes socias, internet, materiais personalizados, massificação interna e externa da identidade visual da igreja, reaproximação da denominação, melhoria na imagem externa da igreja).
- Pesquisas de feedback sobre o andamento do trabalho (feedback anuais da liderança, flexibilidade, decisões participativas e saber ouvir).
- Reuniões de avaliação (testes de dons, analises conjuntas e individuais dos membros) para perceber as características da igreja e criar projetos e mudanças. Foi assim que direcionamos algumas atitudes e treinamentos.
- Aprender com o exemplo, tanto do líder (aprendendo com Jesus - eu faço vocês observam, eu faço e vocês fazem, vocês fazem e eu observo), quanto de outras pessoas de áreas especificas (mensagens de visitantes, missionários e treinamentos custeados).
- Treinamentos, visando não trabalhar sozinho, investindo monetariamente sempre que possível (ABL, EBD, homilética, exegese, aconselhamento, evangelismo, liderança).
- Aniversários da organização, homenagens e materiais comemorativos apresentando a historia da igreja para novos e antigos, a fim de aproximar os membros da organização e atrair os antigos mais saudosistas (não conhecendo o passado, não teremos identidade no presente e poderemos vivenciar erros no agora e não evitaremos possíveis erros no futuro).
- Sempre divulgar as estratégias e deixar os membros por dentro dos objetivos alcançados e não alcançados (reuniões de satisfação e planejamento - transparência).
- Preparar o ambiente interno para transmissões online, aquisição e melhoria de equipamentos (som e imagem).
- Em novos projetos avaliar (o que, quem, onde, quando, por que, como, quanto).
- Adaptações de horários, dependendo do contexto, e estratégias adicionadas depois de analises anteriores feitas (café, intervalos de culto, passeios, happy day).
- Fazer diferente sem ir contra princípios cristãos (culto dinâmico, evangelismo dinâmico, sem "evangeliquês").
- Mínimo de três fazes na disciplina, saídas menos desgastante.
- Defesa da organização sempre que confrontada (vestir a camisa), envolver a igreja nisso também.
- Preparação mais espiritual e aprofundada de novos crentes, profissão de fé no mesmo nível, kits de recepção (anexando os novos aos princípios e a historia da igreja). Materiais para novos crentes, encontros de novos decididos mais dinâmicos e de conversas e testemunhos, visando identificá-los com o reino e com a organização igreja: Compliance (É o primeiro passo. Nesse momento, o novo membro deve entender as políticas e regulamentação da igreja). Cultura (É extremamente importante que o novo membro tenha uma visão ampla da cultura organizacional tanto formal como informal). Conexão (Novos membros devem estabelecer bons relacionamentos interpessoais para favorecer e estimar a circulação de informações da igreja e melhorar seu desenvolvimento como crente). Clareza (É necessário que o membro compreenda a essência da nova vida, bem como todas as expectativas relacionadas a ela (negar a si mesmo, igreja não é supermercado, etc)). “Livreto quem somos” e “Evitando sofrimentos futuros”.
- Lideres com autonomia de trabalho: Pequenos conflitos não necessitam de intervenção do líder, somente se estes se tornarem constantes. Após delegar funções, não há necessidade de estar presente em todos os cultos, ter que "colocar a mão em tudo". Deixar as pessoas trabalharem (autonomia).
- Através da dependência de Deus e da utilização do conhecimento humano na administração eclesiástica, utilização das técnicas: Ações de branding, endomarketing, brainstorm, benchmarking, networking, marketing , matriz swot, feedback e fortalecimento da transparência e da comunicação, visamos a excelência dos processos e o fortalecendo da igreja interna e externamente.
A DEUS TODA A GLÓRIA!
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Assista uma parte da história do líder Michel no vídeo abaixo:
OUTRAS MENSAGENS EM VÍDEO:
Não contaram com sua astúcia - 4-7-21
Está em jogo a conduta certa - 13-6-21
Você é maduro Emocionalmente? - 07/02/2021
Em 2021, nade contra a correnteza - 27/12/2020
Qual será minha atitude na comemoração do natal? - 23/12/2020
O rei, o leão e a igreja - 15/11/2020
O mascarado que mora em mim - 27/09/2020
Quando Deus permite uma sacudida - 05/7/2020
Missão, Visão e Valores da IBNE e seu Código de Ética e Conduta - 12/1/2020
5 ingredientes para ceia diária de 2020 (1 Coríntios 16.13-14) - 29/12/19
O que impede minhas orações de serem ouvidas? (Lucas 11.8-13) - 11/12/19
Doenças Emocionais (Isaías 41.10) - 6/10/19
Pascoa = Perseverança (Hebreus 12.1-3) - 21/4/19
O segredo para viver 2019 (Mateus 17.14-21) - 30/12/18
Meu presente para o aniversariante (Lucas 2.1-7) - 23/12/18
Santidade (Romanos 12.1-2) - 5/12/18
35 anos da IBNE - As marcas da verdadeira igreja (1 Tessalonicenses 1.1-3) - 10/11/18
Dia dos pais - Que tipo de pai você tem sido? (1 Samuel 4) - 12/08/18
Dia das Mães - O que eu vou ser quando meu filho crescer? (Provérbios 23.22-25) - 13/5/18
Diga-me como amas, que eu te direi que crente és! (Mt 5:43-48) - 1/4/18
Os desafios nos definem (2 Timóteo 4:7) - 7/1/18
34 anos da IBNE - A receita de uma boa igreja (1 Coríntios 3.7-17) - 15/11/17
Ser ou não ser? Eis o cristão! (Isaias 66.1-4) - 17/9/17
Um amante a moda antiga (Romanos 1.11-12) - 30/04/17
Um Grito de liberdade (João 19:30) - 16-4-17
Pecado zero (1 João 3.4) - 19/02/17
Atitudes Para Um 2017 Que Agrade A Deus (1 Tessalonicenses 4:1-12) - 18/12/16
Vencendo os Obstáculos da Vida (Neemias 6:16) - 25/5/14
ARTIGOS: