Estou desanimado!
A brasa fora do braseiro
Muitas pessoas sentem-se frias durante a caminhada de fé e, geralmente, quando são questionadas sobre as ausências nos cultos, afirmam estarem desanimadas, tentando assim justificar as suas ausências. No entanto, a ordem, o sentido dessa questão é o inverso. Não deixamos de frequentar a igreja porque estamos desanimados, mas sim desanimamos porque deixamos de frequentá-la, deixamos de ser igreja.
Isso é fácil de analisar, porque esse fenômeno é muito frequente em nosso meio, e você provavelmente já viu acontecer.
É como uma brasa longe de um braseiro, que logo se apaga. Começa com uma pequena falta por algum compromisso inadiável, e isso é totalmente válido, depois por uma enfermidade, o que também é válido, depois por ter perdido a hora, por ter que ir à casa de um parente, e por aí vai. O problema é que isso se repete com cada vez mais frequência, as ausências vão se tornando cada vez mais comuns, até chegar a um nível de esfriamento e desânimo. Isso somado ao desleixo rotineiro na intimidade com Deus do dia-a-dia torna-se uma obvia fórmula para o afastamento do convívio como igreja. As práticas, antes condenadas e criticadas, começam a não incomodar tanto, o pecado se torna relativo, daí, portanto surge mais um “desigrejado” ou “desviado” como muitos se identificam.
Outro aspecto dessa crise é que ela também pode ocorrer dentro do local de culto, dentro da própria igreja. Quando uma pessoa apenas frequenta a igreja, mas não utiliza seus dons em prol do Reino de Deus. Precisamos entender que Deus não nos chamou para sentarmos num banco de um local de culto apenas, não fomos chamados penas para receber algo de Deus, como um consumidor ardentemente desejoso espera por seu produto favorito. Mas Deus nos chamou para sermos igreja, para utilizarmos as ferramentas (dons) que Ele nos deu quando nos entregamos a Ele, para promovermos o seu Reino e fortalecermos uns aos outros.
Se você está em algum desses estágios, fique atento, a vida passa muito rápido, volte-se para Deus, ele apaga o seu passado e faz nova todas as coias, basta apenas você reconhecer, se arrepender, confessar e deixar o que tem feito e permitir que ele viva sua vida por você, será benção!
"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio" Apocalipse 2:5
Michel CM