CONHEÇA A EVOLUÇÃO DA LOGO DA IBNE


logo 1

Utilizada nos primeiros boletins dominicais da igreja e em pequenas propagandas, no inicio dos anos 90. Era uma logo genérica, tipificada pelo símbolo universal do cristianismo (peixe). Por conta da escassa tecnologia da época, limitava-se ao boletim dominical. Foi caindo em desuso ao pararem de fazer os boletins, que eram datilografados.

logo 2

Desenhada a partir do projeto inicial de engenharia da igreja, possivelmente por influência do Pr. Adauto Araújo do Amaral (1993-1994), pois este havia criado uma placa de metal com o respectivo desenho, para prensar em bíblias comemorativas dos 10 anos da igreja em 1993. Foi utilizada em papeis timbrado e documentos oficiais ainda na década de 90. Foi digitalizado pelo líder Michel Carvalho no final dos anos 90 e inicio de 2000 na retomada de boletins dominicais confeccionados pelo mesmo. Foi utilizada como a logo oficial naquele período.

banco 061.jpg
logo 3

Criada pelo ministério do Pr. Wellington Ferreira Leal (2002-2011), foi utilizada em documentos oficiais e materiais didáticos, apostilas e cartas expedidas pela igreja. Seu significado era “uma igreja de fé e prática”. Com a saída ministerial do pastor em 2011, a logo não pode mais ser utilizada, pois era particular daquele ministério pastoral.

logo 4

Idealizada no final de 2011 pelo presidente Michel Carvalho (2011- Atual), foi uma logo de transição até a modernização de uma nova. Foi utilizada em documentos oficiais e divulgada como marca oficial da IBNE, no inicio dos trabalhos pela internet. Foi a precursora da logo atual. O peixe como símbolo do cristianismo, inserido no tijolo, com marcas de cimento. Uma alusão às construções da favela da Vila Cruzeiro.


Logo IBNE

ATUAL LOGO DA IGREJA


No final do ano de 2013, foi solicitada pelo presidente Michel Carvalho, a revitalização da logo anterior, por uma empresa especializada em design, para o lançamento no aniversário da igreja daquele ano. Atualmente é utilizada massivamente em todas as áreas da igreja (comunicação, ministérios, marca d’água de vídeos, internet, redes sociais, banners, documentos e etc.).

 

Significado: A figura geométrica refere-se a topografia e ao relevo do local onde a igreja situa-se (morro, comunidade). Ao mesmo tempo faz uma pequena alusão a Bandeira Nacional Brasileira. A textura diferenciada é uma evolução da antiga logo que tipificava os tijolos das casas, muito comum em comunidades, como as da Vila Cruzeiro. A cor verde é associada ao nome da igreja (Esperança) e a esperança de uma nova vida em Cristo. O peixe é um símbolo da missão da igreja: “Venham comigo [Jesus], e eu farei de vocês pescadores de homens.” Mateus 4:19. A logo mostra características semelhantes ao atual símbolo da Convenção Batista Brasileira, na qual a igreja é submetida.